A GRANDE RESERVA DA MATA ATLÂNTICA

A Ambientale deseja um Feliz Natal a todos.
25 de dezembro de 2018
Exibir tudo

A GRANDE RESERVA DA MATA ATLÂNTICA

O Bioma Mata Atlântica é considerado o mais rico em biodiversidade do planeta. Abriga uma mega diversidade constituída por mais de 55.000 espécies. Sendo assim, é a floresta mais rica do mundo em diversidade de árvores com cerca de 20.000 espécies.

Na região da Serra do Mar, agindo como uma barreira geográfica para as massas de ar quente e úmido provenientes do oceano Atlântico, observa-se um gradiente vegetacional expressivo com a elevação da altitude.

Partindo das frágeis formações da planície litorânea como as restingas e manguesais, extremamente ameaçadas pela pressão imobiliária. Passando pelas vigorosas florestas do início das encostas até atingir as comunidades campestres e rupestres do alto das serras.

Apesar do Bioma da Mata Atlântica apresentar grande importância ecológica, econômica, social e cultural, com excepcional biodiversidade e elevadas taxas de endemismo. O conhecimento científico do potencial e dinâmica desses fragmentos é ainda reduzido. Por isso redobra a urgência de ações para sua conservação.

O que é a grande reserva da Mata Atlântica?

A SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, vem atuando no campo da conservação da natureza, dirigida por Clóvis Borges. Consequentemente  lidera a proposta “Grande Reserva da Mata Atlântica”.

No sul do Brasil,  um grande remanescente de Mata Atlântica está relativamente conectado e sustenta um nível de preservação significativo. Sendo assim, o maior remanescente de Mata Atlântica do mundo está situado em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Joinville (SC).

São mais de um milhão de hectares de florestas que formam um contínuo no qual foram criadas inúmeras unidades de conservação públicas e privadas. Portanto a iniciativa freou o desmatamento e trouxe condições para preservação de muitas espécies ameaçadas de extinção.

Fonte SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental)

 

Nesta região paisagens intocadas são combinadas com espécies únicas de fauna. Sendo assim, as culturas tradicionais e cidades antigas,  criando um destino único para o ecoturismo.

O Diretor Executivo da SPVS , Clóvis Borges explica o que é a grande reserva da Mata Atlântica e por que a conservação é importante.Clique aqui,para assistir o vídeo divulgado no Canal Eco.

No Facebook  da proposta são apresentados valores, histórias, protagonistas e desafios  da Grande Reserva da Mata Atlântica. Portanto para visitar e conhecer mais sobre o projeto Clique aqui.

Sobre a Ambientale

As maiorias das áreas da Ambientale estão situadas nesse contínuo e a empresa tem interesse direto em ações de conservação dos ativos florestais. Já que são utilizados nos processos de compensação de reserva legal.

Ou seja, também divulgamos a ideia, buscando alternativas e mecanismos para conservação e manutenção das áreas.

É certo que a compensação de reserva legal se tornou um mecanismo extremamente eficiente. Já que na regularização ambiental dos imóveis rurais age de uma forma efetiva de se evitar a supressão das nossas matas nativas.